|
Público alvo: Médicos e Psicólogos
Duração: mínimo de 4 anos
Carga horária mínima: 3 seminários por semana
Programa da formação:
Durante a Formação serão transmitidos os conceitos básicos da Teoria e da Técnica psicanalítica em Freud – e será trabalhada a articulação destes conceitos com a Clínica. Estes estudos deverão ser complementados por participação nas Atividades Científicas, onde serão estudados outros Autores e Tendências Psicanalíticas, bem como diferentes áreas da Clínica Psicanalítica.
A Formação Psicanalítica é constituída por:
- Seminários de Metapsicologia (1º. ao 4º. ano) Tem como objetivo trabalhar os conceitos básicos da teoria freudiana, a fim de formar uma estrutura de conhecimento que permita pensar e pesquisar a teoria e a clínica de forma consistente.
Temas:
- Sonhos
- 1ª. e 2ª. Tópicas
- Pulsões – 1ª e 2ª. Teorias
- Narcisismo
- Identificação
- Complexo de Édipo
- Cultura
- Angústia – 1ª e 2ª Teorias
- Seminários de Psicopatologia (1º ao 4º ano) Tem como objetivo trabalhar a estruturação do sujeito nas diferentes patologias, proporcionando condições de pensar a clínica fazendo articulações com a teoria.
Temas:
- Histeria
- Neurose Obsessiva
- Fobia
- Perversão
- Neurose Narcísica
- Psicose
- Seminário de Epistemologia (2º. Semestre do 1º. ano) Tem por objetivo situar a psicanálise historicamente e examinar os paradigmas sobre os quais ela foi construída.
- Seminários Técnicos Clínicos ( 1º. ano e 2º. semestre do 4º. ano) Têm como proposta partir da Teoria da Técnica para a Clínica, com o objetivo de trabalhar os principais conceitos da técnica psicanalítica articulando-os com fenômenos clínicos – possibilitando assim que a prática clínica possa dirigir-se para o campo de um saber a ser construído.
Temas:
- Teoria da técnica
- Prática Clínica
- Seminário de Cultura em Freud (2º. Semestre do 3º. ano) Tem como objetivo o estudo dos textos de Cultura, visando enfatizar a inserção da psicanálise na cultura, a metapsicologia derivada destes textos e sua importância na prática clinica.
- Grupos de Discussão Clínica ( 2º. ao 4º. ano) Têm como proposta partir da Clínica para a Teoria, proporcionando um espaço para a colocação e troca de experiências, dúvidas e angustias relativas às questões clinicas. Através da discussão de casos clínicos trazidos pelos participantes, serão incluídos textos teóricos pertinentes, com o objetivo de realizar um constante questionamento da teoria a partir da clínica, estimulando assim a reflexão e a criatividade dos participantes.
Os Grupos de Discussão Clínica serão organizados pela Diretoria Clínica e deverão ter no máximo 8 participantes que, a partir do 3º. ano, poderão pertencer a diferentes turmas (associados do 3º. e do 4º.anos e associados efetivos).
- Núcleos de Pesquisa Teórico – Clínica (ver adiante, em Atividades Científicas)
- Participação em dois Núcleos, por no mínimo dois semestres em cada Núcleo
- Os Núcleos poderão ser freqüentados durante os 4 anos da formação, ou logo após o término desta
- Cursos (ver adiante, em Atividades Científicas)
- Participação em um Curso por no mínimo um semestre
O Curso poderá ser freqüentado durante os 4 anos da formação, ou logo após o término desta
|
|
|